domingo, 27 de setembro de 2009

Música: Opinião de um amigo

Hoje publico uma crónica escrita por um grande amigo chamado Jubamelosa, crónica essa presente no blog aventurasdosmeagol.wordpress.com. Smeagol, se estiveres a ver este post, peço desculpa por não ter pedido a vossa excelência para publicar o seu post. Depois pago-lhe um fino.



"Um bem-haja a todo o público que vai ler esta crónica inteiramente escrita por mim, a um convite irrecusável do meu grande amigo Smeagol: eu escrevia para o blog e ele pagava-me uma prostituta Romena, das que não têm varizes nem buço. O tema que vos quero falar é sobre música, essa liberdade criativa fenomenal da qual eu não posso passar sem a ouvir todos os dias (da mesma maneira que um agarrado em crack precisa da sua dose diária e por isso vai arrumar carros para a feira de Espinho, eu preciso de 1 hora de boa música para relaxar o cérebro). O meu percurso pela música, se assim se pode dizer, foi passado ao lado. Em puto tentei aprender a tocar guitarra mas foi uma tentativa frustrada pois tenho uma doença, sou esquerdino, e isso deixou-me desde já impossibilitado. Mais velhote tentei novamente pegar numa guitarra mas parti o braço da mesma e disse cá para mim: hum, rapaz, se calhar era melhor estares quieto…! No entanto nem tudo são más recordações e para isso devo uma imensa gratidão ao meu pai, Joaquim Fernandes de Sousa, que me mostrou a luz ao fundo do túnel. Ao mesmo tempo que os meus amigos ouviam na altura punk e Santa Maria, o meu velhote mostrou-me grupos dos quais eu vou citar os mais importantes: Pink Floyd, Led Zeppelin, Uriah Heep e Marillion (atenção para este grupo, só me refiro ao seu primeiro álbum, Script For a Jester’s Tear porque marcou-me profundamente como quem marca com um ferro quente uma vaca; também têm outros bons álbuns mas este nem tenho palavras para o descrever). A modos que, actualmente, com os meus 21 anos, sou um jovem incompreendido pela sociedade contemporânea pois não me enquadro na média da população que ouve Umbrella da Rihanna, Kate Perry, D’zrt ou 4taste. Como já disse várias vezes, cada um é livre de ouvir o que quiser, esta é apenas a minha maneira de ver a música, só isso. E eu vejo-a, não segundo campanhas de marketing de músicas sem sentido, compostas por versos repetitivos com duração de 3 min, mas sim, através músicas que explodem a nossa mente, com versos fantásticos, em que os grupos não se preocupavam com a duração da música e faziam obras de arte como a Comfortably Numb ou a Time dos Pink Floyd. Espero não ter ofendido ninguém, se ofendi, que se foda."

Jubamelosa

15 comentários:

  1. eu não conheço o pila mas assino por baixo. quer dizer não que tenha alguma coisa contra quem ouve "musica" (como quem diz) das rihanna, kate perry, for taste, angelico, hip hop no geral etc. ate porque se formos pensar bem essa malta só vende porque quem tem uma cara laroca ou um par de tectos grandes vende bem o peixe. mas pronto nem toda a gente que ver a luz ao fundo do túnel e quando não se quer querer é tramado... :D

    ResponderEliminar
  2. Subescrevo o comentário de Tio Gustavo. O que é certo, é que somos colados e não há nada a fazer. Não tenho nada contra animais que ouvem "tonight gonna be a good night...mazeltov..." ou "pokerface. paparazzi. just dance", mas tinha que publicar um comentário decente soobre a nossa doença. Tio Gustavo, continua sempre a seguir a pureza da vida.

    ResponderEliminar
  3. ora pai ramires, vais dizer k n gostaste da festa do lombomeao onde tiveste oportunidade de ouvir todos esses exitos? com o bonus do senhor a dançar mm o lado :P

    ah, animais sao os k decidiram chamar o angelico pro integra.te 2009. uma pessoa ja contava com pimbalhada no ultimo dia (esta td alcoolizado e a coisa e disfarçada com o barulho das luzes), mas esse ser como cabeça de cartaz...medo, mt medo..

    ResponderEliminar
  4. espera ai o angelico gay é cabeça de cartaz??????? aaahhhhhhhhhhhhhhhhhh o mundo ta perdido! ahhhhhhhhhhhhhh vem ai o Apocalipse! aaaahhhh que já não se via tamanha tragédia desde as pragas de deus sobre o Egipto....
    cara Diana para aguentar com essa coisa ruim nem em coma alcoólico

    ResponderEliminar
  5. e vdd caro tio gustavo. dia 3 de outubro e um dia negro (n, n se trata de uma piada com a cor do dito 'cantor', e apenas uma força de expressao) para avr..k mal teremos nos feito pra merecer tal castigo?

    ResponderEliminar
  6. Adorei a festa do lombomeao, adorei tanto que vivi essa noite à base de martini bianco vs cerveja rasca. E por cumulo, fui dançar com esse tal personagem mais o animalesco do António (nome fictício), só porque somos uns conas os dois e era para a brincadeira.
    O integra te é tão bom este ano que nem apareço la. Talvez mundo cao ou peixe aviao é que valeriam ir lá porque o polaco me disse que valem a pena mas eu nem conheço.

    ResponderEliminar
  7. terei sido a unica pessoa k n bebeu martini? eu e o manel (nome ficticio do jovem k nos deu boleia e com o qual dizem k tenho uma relaçao de parentesco)..e o k da ser do povinho e colar.me a sangria.
    Do integra.te so se safam mm mundo cao e peixe aviao (k tb n cnheço mt bem), o polaco tem razao. e va vou a serenata, k e tradiçao (trajada se me der pro masoquismo)

    ResponderEliminar
  8. Eu acho que fazes bem ir à serenata, aquilo deve tar frio à noite e dá muito jeito levar saia curta com meia preta mais sapato com salto. E tu bebeste sangria por culpa própria, tinha lá champanhe tipo mijeira de cavalo ao sol durante um mês ou fazias-te homem e bebias cerveja Marina, um espectáculo de bebida. Não venhas para este espaço sereno e educado fazer-te de coitadinha e dizer que és do povinho. Comigo, essas provocações não funcionam.

    ResponderEliminar
  9. qt ao traje, o mais provavel e ter calor, k e uma das razoes pelas quais n gosto de andar trajada. essa e a saia k n sendo, se torna curta com o andar.
    e meu caro, n era minha intençao perturbar a serenidade deste espaço.estava apenas a dizer k so bebi sangria, n culpei ng :)

    ResponderEliminar
  10. Não culpas-te ninguém não. Eu não caio na peta da menina do povinho. Olha que vai chover e o traje vai ajudar-te bastante. Tio Gustavo, ta a dar agora Iron Maiden no café do Aires e já passou Metallica com aquela do Master of Puppets, o mesmo master of Puppets da rotunda em Espinho.

    ResponderEliminar
  11. Agora tá a dar Acdc com a "Suck me all night long". Digo-te uma coisa Tio Gustavo, até perdou-o o Aires por não lavar a chávena quando me serve o café.

    ResponderEliminar
  12. O Aires ta a foder-me no preço mas digo-te, puta que o pareu. Sweet child of mine. Que filho da puta.

    ResponderEliminar
  13. só de puro som... o aires ta possuído hoje? so falta passar uma qualquer desgarrada do rei lagarto! :)

    ResponderEliminar
  14. ah pois!eu n sou do povinho..sou imperial monarca pelo k ouvi dizer :)

    ResponderEliminar
  15. O Aires hoje está a abusar da sorte, sabe que eu tenho um litígio por causa de uma cabra que lhe vendi e mesmo assim, abusa. Isto não se faz. Imperial Monarca, mete os olhos nestes grupos, é só o que tenho para te dizer.
    Desgarrada do Rei Lagarto é o mesmo que lhe pedir para cumprir com as ordens impostas pela ASAE e sabes bem que é impossível.

    ResponderEliminar